Investimentos fazem educação mogiana saltar para o 11º lugar no País
20/02/2020 - Mogi das Cruzes e a Educação
Referência de qualidade, a educação mogiana alcançou a 11ª posição no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Mogi das Cruzes está à frente de outros 89 dos maiores municípios do Brasil. A cidade subiu cinco posições em relação ao ano passado, quando ocupou o 16º lugar. Um dos pontos destacados pelo estudo é a ampliação do atendimento na educação infantil e o crescimento do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, em que a rede municipal de ensino alcançou a nota de 6,8, sua maior nota na história da cidade.
“A educação é uma área que sempre foi prioridade em nossa cidade. Mogi das Cruzes tem uma educação diferenciada e tem alcançado excelentes resultados. Nossa meta é continuarmos avançando, preparando nossas crianças para o futuro”, avaliou o prefeito Marcus Melo. A rede municipal está informatizada e conta com softwares, como o Migo para a aprendizagem de inglês a partir dos três anos. São atendidos mais de 47 mil alunos, sendo 23,7 mil em período integral.
A nota de 6,8, registrada por Mogi das Cruzes no IDEB, foi maior que a média dos 100 maiores municípios brasileiros analisados. O avanço foi grande neste critério, em que a cidade passou da 29ª posição em 2007 para a 9ª melhor posição neste ano. As escolas municipais superaram o índice anterior de 2015 que era de 6,3 e também a meta estipulada para 2021, prevista para 6,6. O ensino fundamental teve seu material didático padronizado e a educação infantil passou a contar com o IBA – Interagir, Brincar & Aprender, material didático criado pelos educadores da rede municipal de ensino.
Mogi das Cruzes se destacou ainda na ampliação do atendimento em educação infantil, atingindo a maior média de atendimento de crianças de 0 a 3 anos dos 100 maiores municípios do país, o que também se repetiu na faixa etária de 4 e 5 anos. O investimento neste segmento continua avançando. Foram entregues quatro creches, outras 11 estão em construção na cidade no novo modelo sustentável e três estão sendo ampliadas. Estes novos investimentos devem gerar cerca de 3 mil vagas.
Fonte: Site Prefeitura de Mogi das Cruzes